terça-feira, 19 de maio de 2015

Ectoplasma, Como Você Nunca Viu!


E se parte do sobrenatural tivesse uma composição própria capaz de ser estudada pela ciência? Eis um dos grandes mistérios da humanidade, o Ectoplasma.


A ciência sem a religião é manca, a religião sem a ciência é cega.
Albert Einstein.

Quem nunca viveu ou ouviu histórias de pessoas que tiveram alguma experiência sobrenatural relacionada a alguma presença ou entidade fantasmagórica? Experiências essas que apesar de suas particularidades sempre são munidas de alguns fatores constantes que são descritos no decorrer dos tempos como: "Aquele ambiente ficou completamente frio quando sentimos a presença" ou "Parece que tinha uma umidade estranha naquele lugar".
Constantemente em relatos ouvimos falar de uma queda repentina na sensação térmica, algo quase que tangível em determinada parte ou local, como se algo ou alguma coisa naquele espaço estivesse literalmente sugando o calor ou emitindo a sensação gélida. Mas o que seria esta sensação e o que geraria este fator estranho? Primeiramente vamos entender basicamente o que é o frio.

A palavra frio é oriunda o latim frigĭdu, essa que por sua vez significaria a sensação da perda de calor num corpo. -Quem nunca ouviu falar que o frio não existe, e que na verdade ele é somente a ausência do calor? Sim, isso porque segundo a física o calor é o processo da troca de energia entre corpos, devido a própria diferença de temperatura; sendo assim quando um ser vivo perde calor, ou seja, parte desta energia, este por sua vez sente o frio -.
Esta sensação gélida por sua vez pode, também, explicar a umidade, já que assim como em um copo de água gelado, as partículas de água do ambiente são atraídas para o mesmo.
Por isso em casas e locais considerados mal assombrados sempre vemos a presença de umidade nas paredes, no teto ou ate mesmo no chão.

Mas que força ou energia geraria alterações tão visíveis no ambiente?

A presença de um corpo estranho já causa uma alteração em qualquer ambiente, mesmo que sejam alterações mínimas sempre algo é modificado, você já devem ter ouvido falar sobre a famosa lei de Newton que diz que dois corpos não podem ocupar o mesmo espaço. Sim, neste caso isso ocorre quando há o surgimento de outro corpo no ambiente ou principalmente numa realidade diferente.
Espíritos(fantasmas) seriam, a grosso modo, entidades ou inteligências pertencentes a outra realidade. Quando se fala em inteligência pode-se também dizer que são seres diferentes em composição e consciência de nós.
Quando estes seres, conseguem acesso a esta realidade – em outra oportunidade falaremos quais os meios mais utilizados de acesso – há um rompimento no funcionamento normal do ambiente, gerando assim fatores negativos ou positivos, dependendo da energia.
Quando você mergulha em um rio você consegue respirar e viver como os animais que pertencem
aquele meio aquático, assim como vive em seu meio terrestre? A resposta é não. Para que você se adapte àquele ambiente você primeiramente precisa desenvolver mecanismos que o mantenham ali. Primeiro você precisa de algo que o ajude a respirar dentro d'água; já que você não tem guelras, segundo, você precisa inflar os pulmões de ar para que seu corpo possa flutuar e se tornar móvel naquele ambiente, e terceiro a gravidade dentro do rio é reduzida, forçando você a se mover de maneira diferente a que se moveria em terra. Percebeu como você é quem tem que se adaptar ao ambiente e não o ambiente a você. Assim ocorre quando um espírito ou entidade vem ate nossa realidade. Para que o mesmo possa permanecer, mesmo que por pouco tempo aqui, ele necessita produzir meios adaptáveis.

Mas então por que os fantasmas aparecem quase sempre como uma sombra ou um fluido estranho?


Para entendermos o porquê precisamos entender o que é o tão famoso Ectoplasma.
A palavra Ectoplasma vem do grego ektós "externo, fora" e plasma "molde" ou "substância". Você já pesquisou na internet e viu fotos antigas de supostos paranormais expelindo das narinas ou ouvidos uma substância fluídica branca e sem forma que aos poucos toma forma de alguma figura humana ou não? Se sim você deve ter notado que este assunto ganhou fama mundial, quando alguns médiuns e espíritas divulgaram ao mundo a capacidade de trazer ao plano físico a possível materialização dos mortos – por isso o fantasma tem a fama de ser um corpo coberto por um lençol branco- . As materializações assustaram muitas pessoas na época, mas poucos sabem que o ectoplasma já vinha sendo estudado há séculos por alguns alquimistas, dentre eles temos o famoso Paracelso que denominou a substância como Mysterium Magnum, já Thomas Vaughan o definiu como matéria-prima, ou algo rudimentar a própria matéria humana. Também o famoso espiritualista polímata Emanuel Swedenborg o definiu como uma espécie de vapor e chegou a realizar alguns experimentos com o mesmo.
Charles Richet, que foi Nobel de Fisiologia em 1913 após descobrir a anafilaxia(reação alérgica) dedicou-se também a estudar alguns destes estranhos fenômenos que já na época se definiam como mediúnicos.
Mas foi com o psiquiatra Enrico Imoda, autor do livro: “Fotografia de Fantasmas”, que foram propostas as três formas do ectoplasma: a invisível, a fluídica-visível e a concreta.
Porém algum tempo depois o professor Geley afirmou que todo o processo girava em torno do cérebro do médium, este por sua vez ia aos poucos produzindo a substância que logo em seguida era emanada gerando assim o efeito fantasmagórico.
Tempos depois o pesquisador James Black teria pesquisado a química do ectoplasma chegando até mesmo a postular a fórmula molecular que seria C120H1184N218S5O249. Nada terminou sendo comprovado, já que muitos dos estudos da época eram acompanhados de forma amadora e rústica, produzindo poucos dados comprovatórios.
O que se pode comprovar é que na verdade o ectoplasma é algo produzido pelo próprio ser humano, uma substância presente em nosso organismo que termina servindo de energia substancial para o ser ou espírito que dela se alimenta. E assim como o calor do corpo é absorvido por tal entidade na verdade estes fluidos também serviriam de energia para o ser.
Em muitas casas ou locais considerados assombrados, vemos que o principal intuito da entidade é sempre assustar e manter o medo nas pessoas que se aproximam do local, sabe porque. O medo além de tornar aquele que o sente submisso também faz com que o organismo do mesmo produza uma série de substâncias químicas que propiciariam a tal entidade a absorção da sua energia corpórea, tornando a pessoa assim mais suscetível àquela inteligência sobrenatural.
Além dos flagrantes visíveis de ectoplasmas em fotos também temos os flagrantes incríveis dos mesmos em vídeos, como no caso deste que aparece sentado próximo a esta senhora.




Assim como nas leis da física podemos perceber que há sempre a presença da dualidade, frio ou quente, claro ou escuro e mesmo que a existência de um na verdade seja a ausência do outro tudo isto nos leva a crer que parte da presença dessas entidades na verdade não é positiva, pois na maioria dos casos onde há a presença de espíritos ou entidades sempre as pessoas por elas vitimadas além de servirem de fonte de energia para tais seres estas pessoas também terminam tendo sua saúde biológica ou psicológica afetada pelos mesmos o que nos leva a crer que sejam simplesmente seres de cunho maligno. Sem embargo cabe a cada um a interpretação dos fatos.


Fonte: Facenistro

3 comentários:

  1. Excelentes informaçoes a cerda do ectoplasma que sempre ouvimos falar somente a versao da materializaçao de mortos. Outra explicaçao e com base. Eu gostei!!!!

    ResponderExcluir
  2. Aiiii Chesussssss!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir