sexta-feira, 4 de outubro de 2013

Misteriosa estrutura no mar da Galileia

Arqueólogos israelenses descobriram uma gigantesca estrutura circular, em forma de cone, constituída por pedras, sob o mar da Galileia. Acredita-se que ela seja feita de paralelepípedos de basalto e que seu peso seja de cerca de 60 mil toneladas. Sua altura é de quase 10 metros e seu diâmetro é de 70 metros - a título de comparação, o círculo de Stonehenge tem metade desse diâmetro.
A descoberta foi feita, na prática, em 2003, por um sonar. Desde então, mergulhadores e cientistas dedicam-se a estudá-la. Hoje, a hipótese mais aceita é que se trata de uma espécie de lápide - estruturas parecidas já foram encontradas em outros lugares do mundo e serviam para marcar locais de enterros.
Cientistas afirmam que a estrutura foi construída em terra e, depois, coberta pelo Mar da Galileia com o aumento do nível da água. A idade exata da construção ainda não foi determinada, mas especialistas da Universidade de Ben-Gurion acreditam que ela pode ter sido feita há 4 mil anos. A conclusão é tirada a partir de outras estruturas similares, encontradas no sítio arqueológico de Khirbet Beteiha, localizado a uma distância de 30 km da 'nova' descoberta.
O próximo passo será montar uma expedição subaquática e tentar escavar a construção em busca de artefatos e pistas sobre a sua construção.

Fonte: Revista Galileu

Nenhum comentário:

Postar um comentário